terça-feira, 16 de abril de 2013

Aluno... Uma viagem até o Século das Luzes



Adiantando... ou retornando... às suas aulas de história, estou aqui (tornando a história um hábito no blog) para falar sobre o movimento intelectual chamado hoje: Iluminismo.
 
O nome até assusta, né? Iluminismo! Deve ser sobre o Diabo ou sobre os iluminati. Bom, não é sobre o Diabo, nem sobre os Iluminati. Embora os iluministas façam uma imensa e profunda crítica à Igreja... Vamos ver isso com mais calma.
 
Como eu falei, o Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no início do século XVIII. O movimento vinha a criticar o Antigo Regime Absolutista, onde o Rei era um ser absolutamente poderoso. O Iluminismo também criticava as influencias da Igreja sobre as decisões políticas, e buscava separar ambos.
 
Os filósofos iluministas também idolatravam a razão. E afirmavam que o pensamento racional deveria vir acima de qualquer religião ou mito (dizendo que estes atrasavam a evolução intelectual do Homem).

As críticas e teorias iluministas influenciaram muitas outros movimentos na Europa. Como, por exemplo, a Revolução Francesa. Onde os plebeus e burgueses, na França do século XVIII, fizeram críticas ao Antigo Regime e exigiram seus direitos!

Um dos mais famosos pensadores iluministas foi Jean-Jaques Rousseau (aposto que você já ouviu esse nome antes!). Ele defendia os ideais da razão e principalmente, da democracia. Suas teorias envolviam, além disso, o convívio do homem em sociedade!

Talvez você esteja se perguntando porque diabos tem um "aluno" no título da postagem. Bem, é que o termo "aluno" surgiu no Iluminismo. E significa "sem luz". A luz para os Iluministas era a Razão, ou seja, um aluno é alguém que não possui a luz do conhecimento. A luz da razão.

É um pouco irônico que o termo seja usado até hoje em dia...

Eu espero que lhe tenha fornecido pelo menos um pouco de luz nesta postagem, pois movimentos intelectuais e revoluções são coisas que realmente me atraem muito na História Antiga.

Um beijo para todos os alunos e alunas que, como eu, se enchem de conhecimento a cada dia.

Morgana Maria Leandro


"A natureza do Homem, em si, é pura. É a sociedade que a corrompe" - Jean-Jaques Rousseau

Nenhum comentário:

Postar um comentário